NOTA PÚBLICA: VILA AUTÓDROMO CONQUISTA SUA PERMANÊNCIA!

Após anos de resistência e luta, a Vila Autódromo conquistou o compromisso do prefeito: a Vila Autódromo e seus moradores não serão removidos.

Viva a Vila Autódromo!

A Associação de Moradores da Vila Autódromo se reuniu com o Prefeito Eduardo Paes nesta sexta-feira, 09 de agosto de 2013. A reunião contou com a presença dos secretários municipais de meio ambiente e habitação, do Subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, de representante da Empresa Olímpica Municipal e da Procuradoria Geral do Município. À convite da comunidade, participaram a Defensoria Pública do Estado, as duas universidades federais (IPPUR/UFRJ e NEPHU/UFF) que assessoraram os moradores na elaboração do Plano Popular e a Pastoral das Favelas.

O prefeito reconheceu que houve equívocos no tratamento à comunidade e afirmou que está disposto a abrir uma rodada de negociações baseada na permanência da Vila Autódromo e sua urbanização. Os eventuais casos de reassentamento poderão ser feitos na própria área, caso o morador assim o deseje. O prefeito apresentou também como opções para os casos de reassentamento o apartamento no Parque Carioca ou indenização a preço de mercado.

Para dar continuidade ao processo, foi constituído grupo para a negociação que contará com técnicos da prefeitura, representantes dos moradores e sua assessoria técnica. As decisões serão também submetidas a assembleias dos moradores. A comunidade afirmou que a base para o projeto de urbanização e regularização deverá ser o Plano Popular. A Vila Autódromo continua na luta pelo direito à moradia, junto com outras comunidades ameaçadas de remoção.

Viva a Vila Autódromo! A Vila Autódromo Vive!

Associação de Moradores, Pescadores e Amigos da Vila Autódromo

Anúncios

12 respostas em “NOTA PÚBLICA: VILA AUTÓDROMO CONQUISTA SUA PERMANÊNCIA!

  1. Pingback: Nota do Comitê Popular da Copa: Vila Autódromo conquista sua permanência | NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

  2. Isto é o mínimo que os moradores da Vila Autódromo merecem. Padeceram nas mãos dos ‘servidores públicos’, foram espezinhados e humilhados pelos que tinham e têm a obrigação de implementar políticas públicas que dotassem a Vila Autódromo de equipamentos urbanos e ppaz social.
    Os moradores de Vila Autódromo são uns vitoriosos, nada foi dado a eles, conquistaram com a mobilização, perseverança e altivez o que lhes era de fato e de direito.
    A luta dos moradores da Vila Autódromo é um exemplo a ser seguido por todos, exercitaram a cidadania plena contra o poder estabelecido.
    Minha querida comunidade de Tubiacanga – Ilha do Governador está passando pelas mesmas agruras que Vila Autódromo passou, querem nos remover para construir uma pista de pouso e decolagem do aeroporto do Galeão.
    Estamos alertas, mobilizados e usando as ‘ferramentas’ disponíveis; aqui não há os ‘invasores’ que a SAC-Secretaria de Aviação Civil e a ANAC-Agência Nacional de Aviação Civil querem remover. Estamos aqui há mais de 200(anos), aqui nasceram nossos avós, pais e filhos.
    Fui solidário à Vila Autódromo e desejo e precisamos da solidariedade de todos.
    Parabéns Vila Autódromo e recebam nossas saudações comunitárias.
    cantizano.j

  3. Pingback: NOTA PÚBLICA: VILA AUTÓDROMO CONQUISTA SUA PERMANÊNCIA! | Rebaixada

  4. Pingback: The real cost of Brazil's Olympic Games | FTW NEWS

  5. Pingback: The real cost of Brazil's Olympic Games - AlJazeeratoday.co.uk

  6. Pingback: The real cost of Brazil's Olympic Games - Business Website

  7. Pingback: The real cost of Brazil’s Olympic Games | THE ZREPORTER NEWS

  8. Pingback: The real cost of Brazil's Olympic Games -RocketNews

  9. Pingback: The real cost of Brazil’s Olympic Games – Globe Telegraph

  10. Pingback: The real cost of Brazil’s Olympic Games ……. Al Jazeera | Jimi Disu's Blog

  11. Pingback: The real cost of Brazil’s Olympic Games – Al Jazeera English – Slinking Toward Retirement

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s